Campo Grande (MS) – Com o objetivo de apresentar a reestruturação da saúde em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de de Estado de Saúde realizou, nos dias 20 e 21, o evento de acolhimento de gestores municipais, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) é parceira do evento e está atendendo aos municípios para orientações sobre a atuação institucional, na área destinada aos estandes.
Durante dois dias, foram realizadas palestras, atendimentos e debates para apresentar cronograma de ações focando a reestruturação da saúde em MS. A regionalização da saúde é o principal foco do Governo do Estado, o objetivo é reorganizar o sistema de saúde para garantir melhores atendimentos para a população. O evento contou com estandes da Secretaria de Estado de Saúde e das instituições parceiras que acompanham as ações em saúde da secretaria em seus principais programas, como a Caravana da Saúde.
Direcionados a técnicos, secretários de saúde, prefeitos e parceiros, os debates foram focados nos principais temas em gestão e ações de saúde, em especial n própria Caravana da Saúde, que este ano contará com a atenção à saúde escolar, com ações em todas as escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul. Além do Procon, há estandes da UFMS, Defesa Civil, Detran, Apae, Polícia Rodoviária Federal, Hemosul e outros.
Em 2017, o Procon/MS participará também como parceiro da Caravana da Saúde, assim como foi em 2016. No estande, além de orientações, estão sendo distribuídas cartilhas sobre o uso do cartão de crédito e exemplares do Código de Defesa do Consumidor, o CDC.
Keyla Tormena – Assessoria de Comunicação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)