Campo Grande (MS) – Visando dar tranquilidade aos consumidores que se programaram para adquirir produtos com descontos em função da Black Friday, os procons Estadual e Municipal de Campo Grande realizarão ação conjunta com atendimento em ponto fixo localizado na área central da Capital e mobilização de equipes visitando pontos comerciais e atendendo a possíveis reclamações ou denúncias de cidadãos de que se sentirem lesados ao tentar comprar o que vinham programando.
De acordo com Rodrigo Bezerra Vaz – superintendente do Procon Estadual e Claiton Thiago de Almeida – subsecretário do Procon Campo Grande, a ação se faz necessária porque há fornecedores que praticam o que é comumente denominado venda pela “metade do dobro”, ou seja, reajustam os preços para maior dias antes da promoção para na, época, na semana da Black Friday realizar a venda com pseudos descontos, retornando o valor do produto ao que era praticado anteriormente.
Em função disso, segundo a coordenadora de Gestão de Processos, Atendimento, Orientação e Fiscalização do Procon/MS, Patrícia Mara da Silva, é aconselhável aos consumidores que “evitem ir às compras por impulso, planejem e adquiram somente o que realmente necessitam”, até porque terminarão por contrair dívidas desnecessárias.
Os órgãos de defesa do consumidor já estão em ação há alguns dias, com monitoramento dos preços, de maneira que possam verificar se , realmente, as promoções acontecem de acordo com o que vem sendo divulgado. Para se precaverem, os consumidores também devem tomar algumas providências como registrar e arquivar propagandas pré Black Friday para terem comprovadas as fraudes, caso ocorram. Este tipo de procedimento servirá como comprovação se houver necessidade de formalizar denúncias.
Por fim, havendo quaisquer problemas os consumidores deverão formalizar suas denúncias tanto no Procon Estadual como no Municipal de Campo Grande.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS