Resolva Já, do Procon Estadual e CDL, apresenta alto índice de satisfação dos consumidores

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 4, 2019 as 05:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – Consumidores  satisfeitos com as negociações, foi o que se constatou  nos dois primeiros dias de realização da segunda edição da ação Resolva Já que se estenderá até o dia dez do corrente mês, nos dias úteis, no período de 8 horas às 11 horas, tendo como local Centro Integrado de Justiça – Cijus, localizado na avenida Calógeras entre as ruas 26 de Agosto e 7 de Setembro.  Ressalte-se que, para o atendimento, são distribuídas fichas em número limitado.

Idealizado pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado  de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast e  pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Resolva Já, conta com parceria de concessionárias de serviços públicos (Aguas Guariroba e Energisa) e bancos como é o caso do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Somente na segunda e terça-feira foram registrados 145 atendimento com índice de resolutividade superior a 85 por cento. As maiores demandas registradas dizem respeito a questões relacionadas a Energisa (35) e Banco do Brasil (28), seguidos pela  Águas Guariroba (25). Entre os parceiros da ação, os bancos Santander e Itaú e a Caixa Econômica Federal, tiveram menor quantidade de procura.

Alguns exemplos de consumidores satisfeitos valem registro. A senhora Maria Dirce Coelho, idosa, por exemplo, devia, segundo suas declarações, mais de  três mil reais e estava com o fornecimento de água interrompido há mais de sete meses. “Eu não teria condições de  pagar e não sei como seria minha vida  sem água em casa por mais tempo. Felizmente veio esta oportunidade e consegui resolver minha situação. Saio satisfeita”, declarou a consumidora.

O acordo realizado ficou em uma entrada de  R$ 300,00, uma prestação de  R$ 50,48 e mais 64 parcelas de  R$ 44,96. Ela entende que, além da parcela mensal terá que pagar também o consumo mas  afirma que vai valer o sacrifício. Todos os parceiros realizaram acordos com  seus devedores. Em se falando de bancos, o Banco do Brasil levou como atrativos a redução dos juros, descontos de até 92 por cento conforme o caso apresentado e parcelamento de até 120 meses. A maior incidência de acordos tem relação com empréstimos (CDC) e cartão de crédito.

O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, e o presidente da CDL, Adelaido Vila, entendem como de importância ímpar a realização de ação desse teor nesta época em que se aproximam as frestas de fim de ano, até como forma de liberar o cidadão para aquisições necessárias nesta época. “Trata-se de uma maneira de  resgatar  a dignidade do consumidor e  abrir oportunidade para novos negócios”, afirmam.

Falando a respeito das parcerias, Salomão esclareceu que para participar é necessário que as empresas  ofereçam, sempre,  condições melhores do que as lojas e  declarou que, no ano passado houve 97% de resoluções. Já, a assessora técnica do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, do Tribunal de Justiça, vê na ação a “oportunidade de  desjudicializar elevado número de processos e, assim, agilizar os acordos. É uma forma de reconquista da dignidade das pessoas”.

Os trabalhos no Cijus – avenida Calógeras entre  as ruas  7 de Setembro e 26 de Agosto – continuam até o dia 10 de  dezembro. É importante esclarecer que os atendimentos são realizados  até as 11 horas, sem possibilidade de ampliação desse tempo. Assim sendo, é necessário que as pessoas  cheguem cedo uma vez que as senhas  só serão entregues até as 10 horas.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

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