Campo Grande (MS) – Consumidores satisfeitos com as negociações, foi o que se constatou nos dois primeiros dias de realização da segunda edição da ação Resolva Já que se estenderá até o dia dez do corrente mês, nos dias úteis, no período de 8 horas às 11 horas, tendo como local Centro Integrado de Justiça – Cijus, localizado na avenida Calógeras entre as ruas 26 de Agosto e 7 de Setembro. Ressalte-se que, para o atendimento, são distribuídas fichas em número limitado.
Idealizado pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast e pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Resolva Já, conta com parceria de concessionárias de serviços públicos (Aguas Guariroba e Energisa) e bancos como é o caso do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.
Somente na segunda e terça-feira foram registrados 145 atendimento com índice de resolutividade superior a 85 por cento. As maiores demandas registradas dizem respeito a questões relacionadas a Energisa (35) e Banco do Brasil (28), seguidos pela Águas Guariroba (25). Entre os parceiros da ação, os bancos Santander e Itaú e a Caixa Econômica Federal, tiveram menor quantidade de procura.
Alguns exemplos de consumidores satisfeitos valem registro. A senhora Maria Dirce Coelho, idosa, por exemplo, devia, segundo suas declarações, mais de três mil reais e estava com o fornecimento de água interrompido há mais de sete meses. “Eu não teria condições de pagar e não sei como seria minha vida sem água em casa por mais tempo. Felizmente veio esta oportunidade e consegui resolver minha situação. Saio satisfeita”, declarou a consumidora.
O acordo realizado ficou em uma entrada de R$ 300,00, uma prestação de R$ 50,48 e mais 64 parcelas de R$ 44,96. Ela entende que, além da parcela mensal terá que pagar também o consumo mas afirma que vai valer o sacrifício. Todos os parceiros realizaram acordos com seus devedores. Em se falando de bancos, o Banco do Brasil levou como atrativos a redução dos juros, descontos de até 92 por cento conforme o caso apresentado e parcelamento de até 120 meses. A maior incidência de acordos tem relação com empréstimos (CDC) e cartão de crédito.
O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, e o presidente da CDL, Adelaido Vila, entendem como de importância ímpar a realização de ação desse teor nesta época em que se aproximam as frestas de fim de ano, até como forma de liberar o cidadão para aquisições necessárias nesta época. “Trata-se de uma maneira de resgatar a dignidade do consumidor e abrir oportunidade para novos negócios”, afirmam.
Falando a respeito das parcerias, Salomão esclareceu que para participar é necessário que as empresas ofereçam, sempre, condições melhores do que as lojas e declarou que, no ano passado houve 97% de resoluções. Já, a assessora técnica do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, do Tribunal de Justiça, vê na ação a “oportunidade de desjudicializar elevado número de processos e, assim, agilizar os acordos. É uma forma de reconquista da dignidade das pessoas”.
Os trabalhos no Cijus – avenida Calógeras entre as ruas 7 de Setembro e 26 de Agosto – continuam até o dia 10 de dezembro. É importante esclarecer que os atendimentos são realizados até as 11 horas, sem possibilidade de ampliação desse tempo. Assim sendo, é necessário que as pessoas cheguem cedo uma vez que as senhas só serão entregues até as 10 horas.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS