Servidores do Procon Estadual participam de “reciclagem” para melhor eficiência no atendimento

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 17, 2020 as 16:21 | Voltar

Campo Grande (MS) - Tendo como objetivo principal atualizar os servidores da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, neste reinício de atividades, referentes ao exercício de 2 020, conciliadores e integrantes de diferentes setores do órgão participam de treinamento com duração de  20 horas-aula, cujo encerramento ocorre na tarde desta  sexta-feira.

O treinamento, realizado nos períodos matutino e vespertino, foi dividido em palestras e oficinas, de maneira a facilitar a assimilação do seu conteúdo por todos os participantes. Na abertura, na segunda-feira (13.01), o assunto abordado foi a “Evolução na performance e índice de resolutividade nas  reclamações  do Procon/MS” com ênfase para o papel do conciliador, seguido de “Ética, relações interpessoais e compliance no âmbito do serviço público”, apresentando conceitos e breves considerações e, “Planos de saúde, defesa do consumidor e orientações para conciliadores” e, ainda, “Direito do Consumidor ao ressarcimento pela queima de equipamentos causada por picos de energia”.

O treinamento teve  em sua sequência o desenvolvimento dos temas: “Atuação da fiscalização do Procon/MS na defesa coletiva  do consumidor”, tendo na sequencia ocorrido abordagem ampla sobre os programas “Procon Legal, Comércio legal”, sobre o ”Bloqtel” e  “Fale conosco”, serviços oferecidos pelo Procon Estadual. Também fez parte da programação o assunto “Planos de saúde, defesa do consumidor e orientações a  conciliadores, bem como “Transporte aéreo de pessoas e bagagens e o Código de Defesa do Consumidor”.

Por serem temas recorrentes na atuação do Procon Estadual, houve destaque para  temas como “Transporte rodoviário de pessoas”, com ênfase para gratuidades, “Descarte e procedimentos para eliminação de documentos públicos”  e  Considerações  sobre o PL ( Projeto de Lei) 3.515 de 2015” cujo objetivo é dinamizar o combate ao superindividamento do consumidor brasileiro e, ainda,  “Cadastro positivo”.

Dada a importância do bom relacionamento no desenvolvimento dos trabalhos, entre servidores do Procon/MS, foram levadas aos participantes norma sob o tema “Compreender para atender”, especificamente  em relação a pessoas com deficiência. O  encerramento, nesta sexta-feira (17.01), ocorrerá com a explanação, em duas ocasiões,  a respeito de “Orientações para a gestão dos processos administrativos no setor de conciliação”. A exposição dos diversos assuntos ficou a cargo de servidores do Procon Estadual, sob a supervisão da Coordenadora de Gestão de Processos do órgão, advogada Patricia Mara da Silva.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

Publicado por: Jairo Torres Vilalva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.