Campo Grande (MS) – Reincidente várias vezes a rede de Supermercados Real em Campo Grande teve, mais uma vez, uma de suas lojas autuada pela fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, oportunidade em que foram detectadas centenas de irregularidades prejudiciais ao consumidor, entre as quais produtos expostos com validade expirada, impróprios ao consumo por estarem armazenados em temperatura diferente da recomendada ou, ainda, por estarem deteriorados.
Entre os produtos vencidos, destaque para 63 pacotes perfazendo 708 sachês de temperos diversos, 243 embalagens de pó para gelatina alguns dos quais vencidos desde novembro do ano passado, 71 pacotes de pipoca para micro-ondas com vencimento desde abril de 2 019, ameixas secas sem caroço cuja validade expirou em fevereiro daquele ano. Também, em quantidade considerável (26), foram encontrados biscoitos de vários tipos.
Ainda fora da validade e, consequentemente, sem condições de comercialização, o supermercado localizado na Rua Zacarias de Paula Nantes, no conjunto União, mantinha em exposição para vendas salgadinhos de trigo, pururucas, achocolatados, sopas, polvilho azedo, lasanha, hambúrgueres, bolos, farinha de mandioca, caldos, pó para sorvete e bebidas como cervejas e ice.
Vários produtos perecíveis, cujo armazenamento deveria obedecer temperaturas entre quatro e oito graus, foram encontrados entre 19 e 20 graus centígrados. Nessa situação estavam 22 quilos e 440 gramas de linguiças diversas e 16 embalagens de pão de alho. Classificados como impróprios ao consumo, por se encontrarem deteriorados ou apodrecidos constavam na seção de horti-frutis 10 quilos e 400 gramas de peras além de manga e pimentão.
Outra infração verificada foi o fato do estabelecimento comercial não devolver, em espécie, o total do troco devido a consumidores. Ressalte-se que em 2 018 unidades da rede em questão foram notificadas recebendo autos de infração por três vezes. As infrações foram apresentar 266 produtos vencidos, 160 impróprios, seis sem informações e 18 fora da temperatura. Já em 2 019, houve nova expedição de auto. Desta vez, foram encontrados 497 produtos vencidos, dois impróprios ao consumo e 35 fora de temperatura.
Waldemar Hozano – Assessoria da Comunicação – Procon/MS
Fotos: Procon/MS