O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul formaliza, nesta segunda-feira (4), a troca de liderança do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Assume o cargo de secretário-executivo o psicólogo e mestre em Educação, Antonio José Angelo Motti.
Servidor público há 40 anos, Motti desempenhava a função de diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul desde agosto de 2021. É formado em Psicologia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com pós-graduação em Psicologia Social e mestrado em Educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Iniciou sua carreira no governo federal como servidor do extinto CBIA (Centro Brasileiro para Infância e Adolescência). Atuou ainda como gerente do Programa de Combate aos Abusos e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Secretaria de Estado de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social, sendo o responsável pela criação e implantação dos hoje conhecidos Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social).
Na UFMS, idealizou, criou e coordenou o Programa Escola de Conselhos, além de representar a instituição no âmbito das UniRILA (União das Universidades de Rota Bioceânica) e Rede Zicosur Universitária.
Quanto ao governo estadual, desempenhou em sua carreira funções como diretor de orçamento e finanças na SED (Secretaria de Estado de Educação), a titularidade das Superintendências de Cidadania e Procon na Secretaria de Justiça, além de cargo de direção executiva superior e assessoramento na Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
“Sem dúvida é um desafio extraordinário assumir esta missão no Governo do Estado. Hoje temos lá uma Secretaria Executiva e temos a determinação de promover uma política eficiente de defesa ao consumidor, para ampliarmos nossa atuação em todo Estado. Iremos trabalhar de forma proativa buscando inclusive a prevenção, para reduzir a ocorrência da violação dos direitos dos cidadãos, inclusive estabelecendo parcerias e diálogo com a iniciativa privada, mobilizando para que eles sejam agentes de proteção e promoção dos direitos dos consumidores. Temos um desafio educativo pela frente, até de conscientização da própria sociedade”, descreveu Motti.
O Procon/MS, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), estava desde março desse ano sob a liderança da servidora pública federal Nilza Emy Yamasaki, que retorna para reassumir suas funções no governo federal.
Kleber Clajus e Leonardo Rocha
Foto: Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul