Campo Grande (MS) – Produtos expostos à venda com prazo de validade expirado ou sem qualquer informação de data de fabricação ou procedência motivaram a expedição de Auto de Infração por fiscais da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast contra supermercado, padaria e conveniência localizado na avenida Senhor do Bonfim no residencial Novo São Paulo.
Fora do prazo de validade a equipe do Procon Estadual encontrou e descartou potes de saladas variadas de fabricação própria, garrafas de molho shoyu, macarrão de diversos tipos, refrigerantes com vencimento em janeiro deste ano, carne bovina do tipo cupim com aproximadamente 5 quilos.
Outros produtos alimentícios, como cortes de frango, juntamente com suco de uva integral não apresentaram quaisquer informações que demonstrasse época de fabricação e procedência também foram retirados dos locais onde se encontravam expostos e descartados na presença tanto da equipe como de funcionários do estabelecimento comercial.
Com a autuação, os responsáveis dispõem de prazo para defesa antes que a punição se converta em multa. A fiscalização é necessária e, para isso, o Procon Estadual precisa contar com a participação do consumidor, por meio de denúncias. Para tanto há várias maneiras para o contato com o órgão de proteção. Estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br e, agora, um número (9 9158 0088) para wattsap, já liberado para contatos.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS