Campo Grande (MS) – Diligência realizada por equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, em unidade de rede atacadista localizada na avenida Fabio Zahran em Campo Grande, atendendo denúncias de consumidores, detectou várias irregularidades em produtos que poderiam, provocar problemas nas pessoas que consumissem.
Estavam expostos vários itens com vencimento próximo mas sem qualquer aviso que identificasse, com prazo de validade expirado, impróprios ao consumo por estarem com embalagens amassadas ou violadas e, ainda, com ausência de vácuo necessário ao processo de embalagem. Fora do prazo de validade foram encontrados 9,4 quilos de carne (costela de ovino) vencidos em maio deste ano e 19 latas de cerveja.
Impróprios ao consumo por estarem com embalagens amassadas foram retirados da exposição 11 unidades de refrigerantes diversos e 19 de cerveja. Na mesma situação estavam a venda conservas como é o caso de vegetais (dueto de milho e ervilhas) e doces, além de pó para preparo de bebidas. Na mesma ação foram detectados, também, produtos impróprios por estarem com embalagem violada a exemplo de 13,3 quilos de frango, bacon, queijo ralado, cervejas castanhas e detergentes.
Como detalhe vale ressaltar que outra unidade da mesma rede, localizada na avenida Cônsul Assaf Trad, já havia sido autuada pela fiscalização do Procon Estadual no fim do mês passado. As ações do órgão estadual de defesa do consumidor ocorrem em atendimento a denúncias e, para que isso aconteça a comunidade dispõe de várias maneiras para contato com o Procon/MS. Entre estas o aplicativo “fale conosco” que é parte integrante do site www.procon.ms.gov.br, ou de watsapp com o número 9 9158 0088, o telefone número 151 ou, ainda, pessoalmente na sede do Procon Estadual na rua 13 de Junho 930.
Waldemar Hozano- Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Foto: Procon/MS