Campo Grande (MS) – Irregularidades diversas encontradas na unidade da rede atacadista Assaí localizada na avenida Consul Assaf Trad em Campo Grande levaram equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor-Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Trabalho – Sedhast a expedir auto de infração que, após análise do setor jurídico do órgão estadual, poderá culminar em multa à organização comercial.
Durante a ação do Procon Estadual foram flagrados produtos com prazo de validade vencido, embalagens amassadas ou violadas ou armazenados de forma irregular. No caso de produtos impróprios ao consumo por estarem com embalagem violada, há que se destacar a presença de 20 quilos de linguiça mista, pacotes de pão de queijo, granola, bandejas de bacalhau totalizando aproximadamente quatro quilos, potes de maionese e manteiga.
Com validade expirada, foram flagradas unidades de corantes para alimentação, extrato de tomate, queijo petit suisse, lasanhas diversas, caldos e iogurtes entre outros. Vários itens estavam com embalagens amassadas o que, também, representa riscos à saúde, se consumidos. Entre estes, compostos lácteos, leite em pó, flocos de cereais e purê de tomate.
Ao se referir à quantidade cada vez mais crescente de autuações, o superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão lembra que “todo consumidor que se sentir prejudicado em sua relação de consumo deve procurar seus direitos”. Para tanto estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br e, se preferir, um número (9 9158 0088) para watsapp, liberado para contatos.
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS
Fotos: Procon/MS