Procon Estadual volta a autuar unidade do Extra por apresentar irregularidades em produtos para venda

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 22, 2020 as 08:13 | Voltar

Campo Grande (MS) – Unidade  do  Extra Hipermercados localizada na região central de Campo Grande  foi  denunciada por consumidores que detectaram irregularidades em produtos expostos à venda, tendo desencadeado fiscalização por  equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS,  órgão integrante  da Secretaria de Estado  de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho - Sedhast.

Conforme relatado nas  denúncias, a equipe constatou a existência de informações inadequadas de preços,  divergências entre os valores fixados em produtos e os efetivamente  cobrados nos caixas, vários itens  armazenados de  maneira inadequada desrespeitando as temperaturas  recomendadas pelos fornecedores, produtos com  validade expiradas e, alguns deles,  com indícios de adulterações  nas etiquetas o que  demonstra a mudança da limite para  consumo humano.

Entre  as inúmeras demonstrações de desrespeitos  às normas  de consumo vale citar alguns exemplos.  Em se falando de divergência de preços induzindo os consumidores  a erros, havia produtos como é o caso de lubrificante que, nos caixas, era cobrado quase o dobro do preço exposto na gondola, ou seja, apresentava o valor de R$ 14,99 e  o interessado na compra  se  surpreendia com a cobrança de  R$ 28,99  no caixa. A irregularidade  foi flagrada, também em relação ao sal grosso que, na gondola, o valor fixado era de  R$ 1,95 enquanto no caixa  era cobrado R$ 3,29 apenas para citar alguns exemplos.

Produtos perecíveis como é o caso de salmão em pedaços, cação em postas e filetado estavam armazenados em temperaturas bastante diferentes do recomendado pelos  fornecedores. A temperatura ideal para a conservação estampada no produto previa – 18 graus centígrados mas na  realidade estavam a menos 7.9 e até a menos 1.6 graus. Somente  nesse tipo de situação foram encontrados sete quilos de produtos.

Foram encontradas, também, embalagens de produtos diversos rompidas ou rasgadas facilitando a proliferação de bactérias. Entre estes,  costelas  bovina e suína, bistecas bovina e suína e  cupim bovino que, ao todo, somaram aproximadamente 15 quilos. Em vários desses produtos, além da questão das embalagens que os torna impróprios  ao consumo humano, havia  adulteração de etiquetas como o indício de remarcação para atualizar o prazo de validade.

No estabelecimento comercial verificou-se, também a utilização de itens com  validade  expirada para a fabricação produtos para comercialização interna, a exemplo de pastéis e outros vendidos na padaria ou lanchonete. Foram encontrados expostos à comercialização, com validade vencida, lombo e paleta suínos além de bebidas como é o caso de sucos. Também impróprios ao consumo por apresentarem fungos no interior das embalagens a fiscalização encontrou 22 quilos e 365 gramas de diferentes queijos.

Todos os produtos inadequados ao consumo  foram recolhidos, descartados  e danificados de maneira a não terem condições de voltar à exposição para vendas. Mesmo com os trabalhos um tanto restritos em função da  situação de pandemia provocada pela  Covid 19,  O Procon Estadual continua recebendo denúncias  e, se constatadas as irregularidades,  autuando os estabelecimentos infratores.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Fotos: Procon/MS