Procon-MS e Águas Guariroba firmam parceria e lançam campanha

Categoria: Defesa do Consumidor | Publicado: segunda-feira, dezembro 18, 2017 as 13:58 | Voltar

Consumidor terá prazo de 30 dias para regularizar ligações de esgoto. Objetivo da campanha é orientar sobre a necessidade de contratação do serviço.

Campo Grande (MS) – Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18.12), na Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), foi formalizada com a concessionária Águas Guariroba termo de parceria que garante aos consumidores prazo de 30 dias para regularização da contratação da rede de esgoto sem multa.

A campanha, que começa a partir de amanhã (19.12), inicialmente por meio de aviso nas rádios, vai beneficiar cerca de 10 mil clientes da Capital que já contam com a rede de esgoto disponível, mas que ainda não regularizaram a contratação. A partir de janeiro de 2018, as mensagens da campanha serão impressas nas contas para todos os consumidores, mas somente aqueles que precisam fazer a contratação receberão o aviso. O consumidor vai receber a informação sobre a disponibilidade da rede de esgoto para o imóvel e poderá fazer a contratação por telefone.

O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, afirmou que a parceria surgiu na busca de uma solução para consumidores que vinham ao Procon reclamar da multa pela ligação de esgoto. “O problema foi identificado no início por uma atendente do Procon que registrou a reclamação de um consumidor surpreendido sem entender o motivo da multa. As situações se repetiam por falta de informação, o que nos levou a acionar a Águas Guariroba que respondeu com a proposta da campanha”, explicou Marcelo Salomão.

Conforme esclarece a empresa Águas Guariroba, quando é informada a disponibilidade da rede de esgoto no bairro, o consumidor precisa primeiro contratar o serviço antes de realizar a ligação. Quando a ligação irregular é identificada, a multa, no valor de R$ 734, é gerada. Com a parceria, o consumidor terá 30 dias de prazo após o aviso para regularização da contratação sem a incidência de multa.

Marcelo Salomão vê a medida como uma conquista: “Agora o consumidor não mais será surpreendido e terá a oportunidade de regularizar a ligação sem qualquer cobrança da multa nesse prazo de 30 dias. É importante que o consumidor tenha acesso à informação clara sobre o serviço”, ponderou.

A concessionária Águas Guariroba esclarece que a conexão à rede de esgoto é obrigatória por lei e ressalta os benefícios da conexão à rede coletora de esgoto para a saúde, meio ambiente e a para a valorização do imóvel. O consumidor poderá realizar a contratação da rede de esgoto pelo número 0800 642 0115 ou pelo WhatsApp 99123 0008.

O Procon Estadual disponibiliza o número 151 e o Fale Conosco do site para orientações e denúncias.

Texto e foto: Keyla Tormena – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)