Procons Estadual e Municipal e Sindicato se unem para fiscalizar listas de material escolar

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 19, 2018 as 10:28 | Voltar

Campo Grande (MS) - Tendo como objetivo principal fiscalizar e apurar possíveis desrespeitos às normas de proteção e defesa do consumidor, neste caso especificamente em relação às exigências de material escolar por  estabelecimentos de ensino  de Mato Grosso do Sul  (Capital e interior), que no ato das matrículas dos estudantes apresentam listas de itens a serem adquiridos pelos pais,  a Superintendência  para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS , a Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Campo Grande e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul- Sinepe/MS  assinaram Termo de Apoio Técnico Operacional, tendo como anuente o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

O documento assinado pelo superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão, pelo subsecretário do Procon Municipal Valdir Custódio, pela presidente  do Sinepe/MS Maria da Glória Barcellos e pelo representante do Conselho Estadual de Educação Hélio Queiróz Daher,  na terça-feira  (18.12), estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino de todo o Estado ( educação infantil, ensino fundamental e médio) encaminharem as listas ao Sindicato e este as entregarem ao Procon Estadual até o prazo máximo de  21  de janeiro próximo.

Ao órgão de fiscalização estadual competirá o arquivamento das exigências para consultas futuras. Examinados caso a caso e, se forem constatadas  irregularidades nas listas,  como exigências excessivas, por exemplo,  serão tomadas providências cabíveis.  Os estabelecimentos que se negarem ou se omitirem a prestar  as informações solicitadas,  serão notificados pelos órgãos e, em decorrência serão instaurados procedimentos administrativos.

O superintendente  do Procon Estadual, Marcelo Salomão, avalia que  “a realização do trabalho conjunto  se trata, na realidade, de evolução positiva  que vem beneficiar efetivamente os pais, consumidores em potencial que,  não raro, se acham prejudicados  por escolas que exigem a compra de material em excesso”.

Waldemar Hozano- Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS